1.
A.
Para o autor, o
teatro é um espetáculo e o futebol é um jogo. F
B.
Os espetadores de
um jogo de futebol são, como os espetadores de uma peça de teatro,
participantes num jogo de ficção. V
C.
O espetador de
uma peça de teatro entra num jogo: fingir acreditar ser verdadeira uma ação
ficcionada. V
D.
O número de
espetadores não influencia a representação ao nível de ritmo e de ambiente. F
E.
Pode haver teatro
sem atores. V
F.
Provavelmente
deixaria de haver futebol se não houvesse espetadores. V
G.
O autor associa o
futebol a um combate através da comparação.
F
2.1. O assunto do texto centra-se...
C. Nos aspetos que aproximam um jogo de futebol
de um espetáculo teatral.
2.2. A presença dos espetadores no jogo de futebol e
no espetáculo teatral...
D. É determinante porque ainda que
indiretamente participam quer no jogo, quer no espetáculo teatral alterando o
ambiente em que se desenrolam.
2.3. Neste contexto a palavra sublinhada significa
que...
B. O espetador aceita como uma
representação da realidade a ficção que vai ver.
Texto B
1. As duas cenas são atípicas no texto dramático
porque muda o espaço onde a ação decorre e muda de cena em vez de mudar de ato,
como é usual neste tipo de texto. Além disso, há um avanço de seis meses o que
também não é comum.
2. Vanessa simboliza o
feminismo, a luta contra o machismo e os estereótipos da sociedade. É uma
criança de sete anos, muito ativa, rebelde e contestatária. Não aceita a
educação diferenciada que os pais dão aos dois filhos, apenas por serem de
sexos diferentes, e revela que está disposta a lutar pelos direitos das
mulheres indo contra tudo e contra todos, com alguma agressividade, até o
conseguir. É, portanto, uma lutadora e revela sentido de justiça.
3. Inicialmente, Vanessa está bastante irritada e
depois fica feliz porque é o seu aniversário e ela apenas recebe brinquedos que
ela detesta, tais como bonecas, louças e vestidos. Quando recebe a tão desejada
metralhadora muda o estado de espírito e fica numa grande alegria.
4. A metralhadora que Vanessa desejou ao longo de toda a peça
conota a luta que ela trava contra o machismo tão enraizado na sociedade que é
preciso uma arma muito forte para o combater.
5. O título
tem duplo sentido pois, por um lado, revela o caráter violento da Vanessa que
apenas brinca às lutas e coloca todos os bonecos a lutar uns com os outros; por
outro lado, simboliza a luta que é preciso travar para que os direitos das
mulheres sejam respeitados.
6. Transcreve uma didascália que indique:
6.1 cenário: “ela está sentada no quarto”
6.2 movimento corporal do ator: “vai batendo com
a panela na cabeça da boneca…”
6.3 efeitos sonoros: “fazendo
imenso barulho”
6.4 expressão facial: “parando
imediatamente, fixa o PAI, cheia de esperança”
7.
Encontra a palavra adequada
às definições que se seguem:
7.1 Autor de textos dramáticos: dramaturgo
7.2 Aquele que dirige o espetáculo teatral:
encenador
7.3 Pessoa que lê o texto em voz baixa para auxiliar
a memória dos atores: ponto
7.4 Pessoa responsável pelos objetos
(adereços) que ornamentam um cenário: aderecista
7.5 Pessoa que é responsável pelos cenários:
cenógrafo
Grupo II
1.1 Como Vanessa estudou
muito, obteve bons resultados. OU
Vanessa obteve bons resultados porque estudou muito.
1.2 Embora seja um
rapaz, Rodrigo tem um comportamento sossegado. OU Apesar de ser um rapaz, Rodrigo tem um comportamento sossegado.
1.3 Vanessa tem
comportamentos tão agressivos que a mãe desespera-se.
1.4 Quando o bebé
nasceu, Vanessa percebeu o papel da metralhadora na sua vida. OU Vanessa percebeu o papel da
metralhadora na sua vida quando o bebé nasceu.
2.
Um pronome relativo: que
Um pronome relativo: que
Dois pronomes pessoais:
comigo, eu
Dois verbos
irregulares: estar, ir
Dois verbos regulares:
crescer, deixar
Dois adjetivos
qualificativos: forte, bonita
Um advérbio de
predicado com valor de lugar: cá
Um advérbio de negação:
não
3. cresceres:
futuro do indicativo; vais: presente do indicativo; poder:
infinitivo; dorme: imperativo
4. Não durmas.
Preocupa-te.
5.1 complemento
oblíquo
5.2 complemento
oblíquo
5.3 complemento indireto
5.4 sujeito /
modificador do grupo verbal / complemento direto
5.5 modificador
apositivo
Sem comentários:
Enviar um comentário