domingo, 31 de maio de 2015

CORREÇÃO DO TESTE DE MAIO - 8ºANO

1.
A.   Para o autor, o teatro é um espetáculo e o futebol é um jogo. F
B.   Os espetadores de um jogo de futebol são, como os espetadores de uma peça de teatro, participantes num jogo de ficção. V
C.   O espetador de uma peça de teatro entra num jogo: fingir acreditar ser verdadeira uma ação ficcionada. V
D.  O número de espetadores não influencia a representação ao nível de ritmo e de ambiente. F
E.   Pode haver teatro sem atores. V
F.    Provavelmente deixaria de haver futebol se não houvesse espetadores. V
G.  O autor associa o futebol a um combate através da comparação. F

2.1. O assunto do texto centra-se...
C. Nos aspetos que aproximam um jogo de futebol de um espetáculo teatral.
2.2. A presença dos espetadores no jogo de futebol e no espetáculo teatral...
D. É determinante porque ainda que indiretamente participam quer no jogo, quer no espetáculo teatral alterando o ambiente em que se desenrolam.
2.3. Neste contexto a palavra sublinhada significa que...
B. O espetador aceita como uma representação da realidade a ficção que vai ver.

Texto B
1.   As duas cenas são atípicas no texto dramático porque muda o espaço onde a ação decorre e muda de cena em vez de mudar de ato, como é usual neste tipo de texto. Além disso, há um avanço de seis meses o que também não é comum.

2.   Vanessa simboliza o feminismo, a luta contra o machismo e os estereótipos da sociedade. É uma criança de sete anos, muito ativa, rebelde e contestatária. Não aceita a educação diferenciada que os pais dão aos dois filhos, apenas por serem de sexos diferentes, e revela que está disposta a lutar pelos direitos das mulheres indo contra tudo e contra todos, com alguma agressividade, até o conseguir. É, portanto, uma lutadora e revela sentido de justiça.

3.   Inicialmente, Vanessa está bastante irritada e depois fica feliz porque é o seu aniversário e ela apenas recebe brinquedos que ela detesta, tais como bonecas, louças e vestidos. Quando recebe a tão desejada metralhadora muda o estado de espírito e fica numa grande alegria.

4.   A metralhadora que Vanessa desejou ao longo de toda a peça conota a luta que ela trava contra o machismo tão enraizado na sociedade que é preciso uma arma muito forte para o combater.
5.    O título tem duplo sentido pois, por um lado, revela o caráter violento da Vanessa que apenas brinca às lutas e coloca todos os bonecos a lutar uns com os outros; por outro lado, simboliza a luta que é preciso travar para que os direitos das mulheres sejam respeitados.

6.   Transcreve uma didascália que indique:
6.1 cenário: “ela está sentada no quarto”
6.2 movimento corporal do ator: “vai batendo com a panela na cabeça da boneca…”
6.3 efeitos sonoros: “fazendo imenso barulho”
6.4 expressão facial: “parando imediatamente, fixa o PAI, cheia de esperança”

7.   Encontra a palavra adequada às definições que se seguem:
7.1 Autor de textos dramáticos: dramaturgo
7.2 Aquele que dirige o espetáculo teatral: encenador
7.3 Pessoa que lê o texto em voz baixa para auxiliar a memória dos atores: ponto
7.4 Pessoa responsável pelos objetos (adereços) que ornamentam um cenário: aderecista
7.5 Pessoa que é responsável pelos cenários: cenógrafo

Grupo II

1.1 Como Vanessa estudou muito, obteve bons resultados. OU Vanessa obteve bons resultados porque estudou muito.
1.2 Embora seja um rapaz, Rodrigo tem um comportamento sossegado. OU Apesar de ser um rapaz, Rodrigo tem um comportamento sossegado.
1.3 Vanessa tem comportamentos tão agressivos que a mãe desespera-se.
1.4 Quando o bebé nasceu, Vanessa percebeu o papel da metralhadora na sua vida. OU Vanessa percebeu o papel da metralhadora na sua vida quando o bebé nasceu.

2. 
Um pronome relativo: que
Dois pronomes pessoais: comigo, eu
Dois verbos irregulares: estar, ir
Dois verbos regulares: crescer, deixar
Dois adjetivos qualificativos: forte, bonita
Um advérbio de predicado com valor de lugar: cá
Um advérbio de negação: não

3. cresceres: futuro do indicativo; vais: presente do indicativo; poder: infinitivo; dorme: imperativo

4. Não durmas. Preocupa-te.

5.1 complemento oblíquo
5.2 complemento oblíquo
5.3 complemento indireto
5.4 sujeito / modificador do grupo verbal / complemento direto
5.5 modificador apositivo