sexta-feira, 7 de novembro de 2014

NOVO DESAFIO - COMENTÁRIO CRÍTICO

O que pensas desta frase de José Saramago?

Um comentário crítico é um texto onde podes dizer o que pensas sobre o tema e se concordas ou discordas das ideias levantadas pelo autor. Deves dizer quais são os pontos mais importantes e acrescentar algo ao tema, de forma original, com um sugestão, uma crítica ou experiência pessoal. 
Para fazeres um bom comentário crítico deves ter em conta os seguintes pontos:
  1. Identificação dos problemas tratados;
  2. Enquadramento teórico/histórico/temático;
  3. Relação estabelecida com outros problemas/temas;
  4. Avaliação da pertinência e do rigor do texto que está a ser comentado;
  5. Redação dos argumentos a usar em frases com princípio, meio e fim para que se compreenda claramente a argumentação.

13 comentários:

  1. O escritor quis insinuar que as pessoas de hoje em dia sao egoistas e que nao têm respeito para com as outras pessoas.
    A maioria das pessoas sao egoistas e "más" com as outras.

    ResponderEliminar
  2. So vemos aquilo que nos interessa .

    ResponderEliminar
  3. Segundo José Saramago as pessoas só pensam nelas próprias, não se preocupam com os outros, não respeitam não apoiam e muitas vezes ainda arranjam problemas entre elas. Esta forma de viver é prejudicial, pois é como vivermos num mundo em que cada um vive à sua maneira e só vê e tira partido daquilo que lhes interessa.

    ResponderEliminar
  4. O autor quis dizer que as pessoas são egoístas e que não se respeitam.


    ResponderEliminar
  5. José Saramago quer apelar que as pessoas da atualidade não se respeitam e não se ajudam umas com as outras.

    ResponderEliminar
  6. hoje em dia as pessoas sao egoistas e nao pensam nas outras .

    ResponderEliminar
  7. Diana 8ºA
    José Saramago queria dizer que as pessoas sao egoistas umas com as outras e outras vezes sao egoista consigo mesma /o e não se respeitam.

    ResponderEliminar
  8. Concordo com a opinião de José Saramago.
    Hoje em dia olha-se mais para as aparências do que para os atos de cada pessoa. As pessoas deveriam preocupar-se com os outros, principalmente os mais necessitados ajudando-os, mas na maior parte das vezes ignoram-nas e tratam-nas de uma forma indiferente. Há também muita falta de respeito nas sociadades atuais.

    ResponderEliminar
  9. José Saramago diz que o mundo é egoísta. É verdade hoje em dia maior parte das pessoas são egoístas, frias e interesseiras.
    Qualquer pessoa é capaz de fazer tudo o que está ao seu alcance para aumentar o seu poder, mesmo que para isso tenham de pisar o próximo.
    Depois são cobardes, fogem à verdade e não admitem as suas atitudes, atirando a culpa para inocentes.
    O que é feito da amizade, entreajuda e humildade?

    ResponderEliminar
  10. José Saramago fez um comentário ao mundo atual.
    Com aquela frase o escritor quis dizer que o nosso planeta está cada vez mais egoísta para dar e doar alguma coisa a quem mais precisa.
    Também quis dizer que cada pessoa vê o que lhe interessa, ou seja, as pessoas só dizem as coisas para interesse próprio, e para interesse geral elas não querem saber.
    Para exemplo disso o caso de Surto de Legionella, o dono da fábrica de "Adubos de Portugal" que para não gastar dinheiro não limpou os ar condicionados e não quis saber se estava a poluir o ambiente, criando assim uma nova doença que pode ser mortal.

    ResponderEliminar
  11. Concordo com José Saramago que critica o egoísmo pessoal, o comodismo, a falta de generosidade e a cobardia do dia a dia. O autor referiu que essas pequenas coisas contribuem para só vermos o mundo como nós queremos e não como ele realmente é.
    Com esta frase, o escritor demonstra uma grande intelectualidade pois resumiu uma parte da atualidade em poucas linhas. Como por exemplo, a corrupção na politica, a poluição que mata pessoas porque os responsáveis só se importam com o seu próprio comodismo e com os seus interesses pessoais.

    ResponderEliminar
  12. O José Saramado queria dizer com isto que neste tempo há muitas pessoas falsas, egoistas, que pensam em si proprios e que não se preocupam nos outros. Este tipo de texto é uma critica as pessoas e aquilo que eles fazem.

    ResponderEliminar