quinta-feira, 26 de abril de 2018

"NATAL" - TEXTO DE OPINIÃO

De início, e antes de ter lido o texto, li o título. “Natal” fez-me logo pensar na época festiva e católica de dezembro. 
Após uma leitura um tanto cuidada, logo percebi que estava certo acerca do título, dado que se trata do Natal de um pedinte, Garrinchas.
Na minha opinião, e visto que se trata de um conto já com alguns anos, sensibilizou-me e agradou-me o facto de Miguel Torga tê-lo escrito e presumo que, tal como eu, houve tantos outros a sentirem pena do pobre Garrinchas.
O texto foi escrito com uma linguagem menos cuidada, devido ao facto de usar expressões utilizadas por pessoas de classe mais baixa, num registo popular. Mas, dado que a personagem é um mendigo, a linguagem foi, de certa forma, bem utilizada pois adequa-se ao espaço social.
Por fim, recomendo a leitura atenta do conto, pois retrata um povo infeliz que nada tem.

Gonçalo Sousa, 8ºB
ano letivo 2017/2018

Sem comentários:

Enviar um comentário