segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

GRAMÁTICA - FICHA DE TRABALHO

Ficha de trabalho para alunos de 9ºano

1. Gil Vicente, que é o pai do teatro nacional, foi um dramaturgo que nasceu no século XV
1.1 Dividir esta frase em orações.
1.2 Classificar as orações sublinhadas.
1.3 Indicar a função sintática da 1ª oração sublinhada.
2. Verifiquei que não estudaste a lição.
2.1 Indicar a função sintática desempenhada na oração sublinhada.
2.2 Classificar a oração sublinhada.
2.3 Classificar a conjunção.
3. Completa cada uma das frases abaixo com os verbos indicados entre parênteses, usando apenas tempos simples. 
3.1 Duvido que a grande maioria dos alunos ........... (saber) que Luís de Camões ........ (criar) expressões linguísticas que agora muita gente ……………….. (utilizar).
3.2 Gostaria que ............. (haver) mais leitura e que os alunos ……………………….(conhecer) melhor os poetas portugueses.
3.3 Ao longo dos tempos, muitas pessoas ............ (intervir) para que a vida ………………………. (melhorar).
3.4 É preciso que todos os conhecimentos ………………… (caber) na tua memória.
4. Identificar tempos e modos usados nas frases anteriores. 
5. Indica em qual das frases abaixo a palavra “que” é: 
5.1 um pronome relativo
5.2 uma conjunção subordinativa causal
5.3 uma conjunção subordinativa consecutiva
5.4 uma conjunção subordinativa completiva
a) O livro que lemos ontem foi considerado o melhor do ano.
b) Espero, meus meninos, que estudem muito.
c) Despacha-te, vamos comprar já os bilhetes que a bilheteira já vai fechar.
d) São tantos os livros da lista que não os consigo ler todos.
6. Os professores pedirão aos alunos, todos os dias, que não percam a vontade de estudar.
6.1 Substituir as expressões sublinhadas pelos pronomes pessoais adequados.
6.2 Dividir e classificar as orações.
6.3 Identificar as funções sintáticas das expressões sublinhadas.