quarta-feira, 1 de maio de 2019

O RAPAZ DO PIJAMA ÀS RISCAS - OPINIÃO

O rapaz do pijama às riscas é um livro que fala sobre a 2ª Guerra Mundial, uma época muito complicada em que os judeus eram levados para campos de concentração e onde maior parte acabava por morrer.
Esta história tem como personagens principais Bruno e Shmuel, sendo Bruno filho de um militar alemão que, ao mudar de casa, se depara com uma realidade totalmente diferente daquela a que estava habituado, não tinha amigos e os militares estavam sempre a sair e a entrar em sua casa.

Um dia, Bruno, como era muito aventureiro, decidiu explorar o que via da janela do seu quarto e ao
chegar a uma vedação viu um menino, da sua idade, Shmuel, que era muito magro, pálido e, por incrível que pareça, tinha nascido no mesmo dia, mês e ano que Bruno. Estes acabaram por criar uma forte amizade e encontravam-se todos os dias, à mesma hora, no mesmo sítio.
Bruno não compreende o que se passa à sua volta e, mais tarde, quando sabe que vai regressar a Berlim fica desolado e decide entrar para o outro lado da vedação, onde veste um pijama igual ao de Shmuel e vai viver, com ele, uma aventura. Assim, o ódio  aos judeus vai determinar a sua morte.

A frase de que mais gostei foi “…baixando os olhos, fez uma coisa que não costumava fazer: pegou na mão de Shmuel e apertou-a com muita força – Agora és tu o meu melhor amigo.”

Escolhi este livro por falar sobre um tema tão importante, o Holocausto, e por ser passado durante uma das épocas mais complicadas da História. Foca a inocência de duas crianças que, apesar de pertencerem a culturas diferentes, conseguem transmitir uma amizade inocente num mundo ignorante.
Recomendo este livro pois, além de ter uma leitura bastante fácil, consegue transmitir que somos todos iguais e devemos ser respeitados independentemente das nossas ideias, costumes e culturas.

Sofia, 9ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário