terça-feira, 10 de novembro de 2020

CORREÇÃO DO TESTE DE OUTUBRO

 GRUPO 1

Texto A

B/C/B/A

Texto B

1. Este excerto localiza-se no capítulo II, o início da exposição/confirmação.

2. Citando o filósofo grego Aristóteles, o Padre António Vieira reforça a sua argumentação e dá-lhe mais credibilidade pois prova, assim, que, para além dele, alguém bastante conceituado defendeu a mesma tese: os peixes são os únicos animais que não se deixam domesticar pelo Homem.

3. Entre os homens e os animais do ar e da terra estabeleceu-se uma relação antagónica de servilismo, por parte dos animais, e de opressão por parte dos humanos. Os animais deixam-se dominar e são servis aos homens, em troca de alguns benefícios. Os homens, por sua vez, dominam e oprimem os animais tirando-lhes a liberdade, prendendo-os em gaiolas e grades de ferros, amarrando-os com jugos e freios.

4. B)

5. Neste excerto, evidenciam-se dois valores em antítese: a liberdade e a prisão. 

António Vieira tem como objetivo criticar os colonos do Maranhão e defender os direitos dos indígenas que eram escravizados. Através da alegoria, o Padre fala aos peixes para censurar os vícios dos homens, especificamente os atos de violação dos direitos humanos pelos colonos, tentando despertar as suas consciências e mudar as suas atitudes. Assim, exorta os peixes a afastarem-se o mais possível dos homens, “Peixes, quanto mais longe dos homens tanto melhor”, pois quem deles se aproxima só encontra a opressão.

Desta forma, exemplificando com o que acontece aos animais da terra e do ar, Vieira mostra expressivamente o quanto o ser humano é dominador e desrespeitador.


GRUPO II

1. B/A/C/D

2. a) Oração subordinada adverbial condicional

b) Oração subordinada adjetiva relativa explicativa

3. C.

4. a/1; b/2



Sem comentários:

Enviar um comentário