Grupo I – texto A
1.1
b)
1.2
c)
1.3
d)
1.4
a)
1.5
a)
Texto B
2 Rose mostrou-se observadora porque nada lhe
escapou, nem os mais pequenos pormenores. Descreveu pormenorizadamente o modo
de vestir de Paul e os traços do seu rosto, assim como todo o ambiente do café
onde se encontraram e a paisagem que via dali.
OU
Rose mostrou-se antipática pela forma desabrida como falou com Paul: foi rude
e mal-educada.
3 O tempo com
Paul foi, para Rose, um tempo de alegria e de felicidade pois correspondeu a
momentos do namoro que correram lindamente, antes da infelicidade da guerra e
da proibição de namorarem.
3.1 O recurso expressivo usada é a metáfora.
4
Rose interpretou a resposta de Paul como um
enorme elogio e sentiu-se amada pois as poucas e simples palavras usadas foram mais eloquentes e souberam-lhe melhor do que as palavras mais belas.
5
Paul vivia em conflito por cause de Rose pois era órfão e morava
com a irmã mais velha, simpatizante dos nazis. Como Rose era judia, o namoro
iria ser proibido e Rose corria riscos de ser denunciada uma vez que os nazis
começaram a perseguir os judeus.
6
Momento de descrição: “Olhei de soslaio para o
rapaz: era mais alto do que eu….. o boné vermelho dos alunos do último ano do “gymnasuim”.”
Momento de narração: “O meu tempo com Paul foi o último sol antes da trovoada…..
Waltraut me apresentou Paul Marten. Subimos, os três, o monte.”
1.1
B/C
1.2
A/C
1.3
B/D
2.1 visto que li o seu diário – oração subordinada adverbial
causal
2.2 que quero comprar o diário de Anne Frank - oração subordinada
substantiva completiva
2.3 que é a minha melhor amiga - oração subordinada adjetiva
relativa explicativa
2.4 Não tem.
3.1 Rose teve de partir com os pais. Acompanhá-los-ia
alegremente se não estivesse tão ligada ao avô.
3.2 Rose despediu-se do avô, mas não lhe disse o quanto
gostava dele.
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